sábado, 31 de dezembro de 2011

Choy Lee Fut (2011)


Antes de mais nada, gostaria de me retratar de um comentário que fiz recentemente do filme de Kung Fu  Choy Lee Fut (2011) de Sam Wong e Tommy Law. Pelo twitter declarei que se trata de uma bomba, ou seja, um filme péssimo. Não é nada disso, logicamente que Choy Lee Fut (ou Cai Li Fo em mandarim) fica muito aquém do esperado, particularmente fiquei frustrado com o resultado geral, levando-se em consideração a minha enorme expectativa, mas... o filme tem suas qualidades. Pode apostar que é melhor que Tekken.

Kane Kosugi & Sammy Hung mandam bem na ação

o experiente Yuen Wah também distribuiu alguns golpes

A história é simples: Um poderoso grupo empresarial tenta incorporar a famosa escola Choy Lay Fut, mantida pelos mestres e irmãos Chen Tien-hong (Sammo Hung) e Chen Tien-lai (Yuen Wah), o primeiro viaja pelo mundo divulgando a arte marcial com pretensões inovadoras, já Tien-lai vive sossegado na escola que ainda é tocada de forma muito tradicional.

Jie (Sammy Hung) filho de Tien-hong se opõe à venda do patrimônio da família, mas acaba se apaixonando por Yu Fai (Wang Jiayin), representante do grupo que tenta a todo custo tomar o controle da escola. Jie nunca teve grande interesse pelos estudos em artes marciais, mas a ameaça de perder a escola o motiva a mudar sua vida. Yu Fai propõe uma disputa entre os lutadores patrocinados pelo grupo e a equipe de Jie para que assim possa se decidir o futuro da escola.

Sammo Hung (dir) e seu filho Sammy juntos em Choy Lee Fat

Sammo Hung e Yuen Wah são coadjuvantes - isto era algo previsível - os protagonistas são os não muito jovens Sammy Hung (32) e o nipo-americano Kane Kosugi (37). Propaganda enganosa é Dennis Too aparecendo nos pôsteres e eventos de divulgação, ele só faz uma pontinha em Choy Lee Fut e olhe lá.

Kane Kosugi: melhor em cena quando o assunto é luta

Demorou para Sammy Hung ganhar espaço em filmes de ação ao lado do pai Sammo, e olha que ele não decepciona nas cenas de luta, mas é Kane Kosugi que rouba os melhores momentos de porrada. Na trama ele é Ken, melhor amigo de Jie, um praticante japonês de caratê que sempre apreciou o kung fu, especialmente o Choy Lay Fut, os dois se conheceram no Reino Unido, Ken entra na disputa para ajudar o amigo. Kosugi também é filho de um famoso astro de ação dos anos 80, o ninja Sho Kosugi (A vingança do Ninja, entre outros).

O diretor Sam Wong também faz uma participação especial.

O romance entre Wang Jiayin e Sammy Hung não é algo bem coordenado, mas até que é engraçado.


Se o que mais lhe importa é ver boas cenas de luta, o combate final vale todo o filme, seguem alguns closes (clique na imagem para ampliar):


Sam Lau golpeia Sam Wong
Kane Kosugi aplica chute em Ian Powers
Sammy Hung acerta Stephen Wong


Choy Lay Fut (o filme está grafado "Lee") é um popular estilo de kung fu, saiba mais no http://www.lungfu.com.br/historia.html. Outra produção que também divulga a arte marcial é o clássico da Shaw BrothersO Grande Mestre da Morte, estrelado por Alexander Fu Sheng. Este sim, muito recomendado por mim e por fãs do gênero.