segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

SESSÃO KICKBOXER

Eu não vivi a época de ouro das sessões de TV quando exibiram filmes de artes-marciais - muito ouço falar da "Sessão faixa preta" e "Poltrona R".

Mas até o início deste século, a Band (Tv Bandeirantes) ainda mantinha em sua grade de programação o Cine Band Kickboxer, anteriormente chamada de Sessão Kickboxer e Sessão Especial. Foi minha oportunidade de me tornar um apreciador de filmes de kung fu e similares, antes eu só conhecia Bruce Lee, lembro-me quando o SBT reprisava "Operação Dragão" na Sessão das Dez, eu assisti tanto esse filme até enjoar! Até o final da década de 90, a emissora de Silvio Santos também exibiu as geniais comédias de Jackie Chan.

Voltando ao "Sessão Kickboxer", que também exibiu muitos filmes legais de Jackie, filmes antigos e outras produções baratas (e chatas) americanas, estreladas por Don "The Dragon" Wilson, Billy Blanks, e outros que não me lembro.

Entre as revelações desta época foi o ator Jet Li. Seus filmes ao contrário dos outros eram mais agitados, as cenas de pancadaria com ele eram mais turbinadas. Era como alguém que assistiu séries como Ultraseven na década de 70 estivesse se deparando com um Jaspion da década de 80. Você nunca deixa de gostar dos clássicos, mas logo fica louco por ver algo mais contemporâneo.

[Jet Li vs Dick Wei em Dragon Fight (1987)]

Os fãs de filmes de kung fu mais ortodoxos não suportam Jet Li exatamente por isso, ele alcançou sucesso dentro de um estilo que utiliza o kung fu apenas como um adendo para alcançar maior dinamismo nas sequências de ação, há portanto uso frequente de cabos e outros efeitos especiais fotográficos e digitais.

Se Jet Li não tivesse se adaptado à nova era, (neste caso a década de 90) ele não teria chegado aonde chegou, não tô dizendo que o cara ainda tá no auge, aliás ele decaiu muito e seus últimos filmes me decepcionaram.

Lembrem-se que o primeiro grande sucesso de Jet Li foi O templo de Shaolin (Shaolin Temple) que a Sessão Kickboxer também exibiu, e olha que naquela época, a garotada (incluindo eu) tava tão empolgada com A saga de um Herói (Fong Sai Yuk) que não gostou de ver um filme mais antigo, sem efeitos especiais e cabos, era chato.
Outra coisa: Jet Li também estrelou A Luta do Dragão (Dragon Fight) em 1989 (a Band também exibiu) e dirigiu seu único filme Born to Defense (1986), "Nascido para defender ou nascido para defesa" em português, mas sei lá porque confundiram com "Nascido para Lutar" e ficou nesse título mesmo. Principalmente este último, foram fracassos de bilheteria, e são filmes bons com roteiros e atuações acima da média, lutas sem cabos com Jet mostrando suas verdadeiras habilidades, sem truques. E mesmo assim foram fracassos. Ele só teve reconhecimento quando ajudou a lançar os filmes de kung fu da nova geração, recheada com muito wire-fu.
[Sessão Kickboxer em 2002: altos índices de audiência para a TV Bandeirantes]

Mas eu fui me amadurecendo e chegou uma hora que estes filmes com wire-fu em excesso também enjoaram! Mas a criançada ainda adora ver gente voando.

O cinema asiático evoluiu e vem experimentando diversos estilos de fazer ação, e se outrora Hollywood inspirou Hong Kong, Japão e cia. a fazerem algo parecido nas telonas, hoje é Hollywood que copia esta fórmula singular de fazer cinema de entretenimento.

Nota: como me corrigiu o colega Takeo, Born to Defense foi lançado em VHS como NASCIDO PARA VENCER ou PUNHOS DE DRAGÃO pela China Video, mas recentemente na TV Bandeirantes foi exibido com o título homônimo do tailandês Born to Fight estrelado por Dan Chupong. Leia mais sobre Born to Defense no blog filmes de artes marciais em geral de Wellington.

Comunidade da Sessão Kickboxer no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=553239 de Marcela Pereira

18 comentários:

  1. legal Take!
    Que saudade dos velhos tempos!!hehe..

    ResponderExcluir
  2. ...e faz o favor de divulgar o seu blog que está muito bom viu!

    ResponderExcluir
  3. os filmes com o Don The Dragon Wilson eram realmente lastimáveis!!!

    ResponderExcluir
  4. E olhe que Holyood copia, mas muitas vezes copia muito mal... e o pior de tudo é que muitas vezes com os próprios diretores de Hong Kong.. vejam o que fizeram com John Woo por lá.

    A dobradinha Jet Li/TV bandeirantes de certa forma foi a responsável por eu me ligar de vez nos filmes de artes marciais, me lembro como as franquias Era Uma vez na China, Tai Chi e O Guarda-Costas em Ação me impressionaram. Atéentão no cinema de ação eu curtia mais os filmes policiais e de guerra.

    ResponderExcluir
  5. É Jau, falando nisso, os primeiros filmes do Jet Li exibidos na Band eram realmente "made in Hong Kong": O guarda-costas em ação, A saga de um herói, Tai-chi, Dragon Kid, etc. No SBT estes filmes foram comprados via Miramax (remasterizados nos EUA), engraçado como os mesmos filmes ficaram um lixo: Jet Li - O defensor, A Última Luta, Batalha de Honra, Jet Li - O Justiceiro.

    Se não bastassem os títulos super batidos ficarem piores, os caras trocaram a trilha sonora, sonoplastia, mudaram nomes de alguns personagens (vide Shu Mu virar Johny) e ainda cortaaaaram diversas sequências. Ou seja, Hollywood além de copiar mal os filmes do gênero, ainda fode com os filmes originais de Hong Kong. É mole?

    ResponderExcluir
  6. Outro filme que a Miramax Films arrebentou: Police Story 3, esta é imperdoável. A abertura original virou uma palhaçada só. E o encerramento então? Trocaram a música do Jackie Chan pelo "Kung fu fighting" do Carl Douglas, lastimável. Eu gosto demais dessa música, mas não tinha nada a ver com POLICE STORY! Já no Kung fu futebol clube até que combinou.

    ResponderExcluir
  7. Takeshi, seu blog está excelente! Assim que eu instalar internet em casa (como acabei de voltar ao Brasil, ainda tem muita coisa que preciso providenciar; no momento estou numa lan house) vou adicionar seu link no meu blog.

    Agora, só uma correção, mas BORN TO DEFENSE foi lançado originalmente em VHS no Brasil como NASCIDO PARA VENCER e não NASCIDO PARA LUTAR.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Valeu Takeo! É uma honra tê-lo aqui no meu blog e bem-vindo de volta ao Brasil, eu não sabia do lançamento de NASCIDO PARA VENCER. Mas na Tv Bandeirantes exibiram com o título NASCIDO PARA LUTAR mesmo, vai ver foi erro no estúdio de dublagem, confundindo todo mundo com o estrelado por Dan Chupong.

    ResponderExcluir
  9. Olá Takeshi, td bem...me chamo Eder Maia, e achei excelente este seu blog...vc está de parabéns mesmo...gosto muito de filmes de artes marciais...e não perdia a "SESSÃO KICKBOXER", era fã de carteirinha...um abraço, de um novo amigo...seu blog vale 10 x 10...

    ResponderExcluir
  10. heyy eu keria baixa esses films do jet li da sessão kickboxer

    aone eu acho alguem mi de uma luzzzzzzzzzzzzz

    by: Jeff

    ResponderExcluir
  11. Ola Takeshi,muito bom o seu blog.Vejo muitos filmes de arte marciais , assisti todos os filmes da sessao faixa preta exibida pela tv globo e na minha opiniao foram os melhores que vi ate hoje...

    ResponderExcluir
  12. Olá Nilson! Fico contente por ter gostado deste humilde blog. O post de Sessão Kickboxer é o mais visitado, o que mostra o interesse de muita gente neste extinto programa. Bem que alguma emissora aberta podia por novamente uma sessão de filmes dedicados ao gênero.

    ResponderExcluir
  13. Amigos. Alguém tem a relação dos filmes que foram exibidos na Sessão Faixa Preta pela Rede Globo?
    Principalmente o primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro (e um dos melhores) foi "A espada judicial".

      Excluir
  14. AMIGOS,GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR O FILME (É Difícil Morrer).O MESMO PASSOU NA SESSÃO FAIXA PRETA DA REDE GLOBO.ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  15. "É difícil morrer?" Sinceramente nunca ouvi falar. Procure o pessoal da comunidade Filmes de Kung Fu no Orkut, há muitos colecionadores feras lá.

    ResponderExcluir
  16. A sessão Faixa-Preta era realmente fabulosa. E é muito difícil encontrar os filmes que por lá passaram, talvez pelo fato de a mudança de títulos dos filmes ser algo bem comum. Um dos poucos que consegui encontrar foi "Shaolin contra os filhos do sol", um dos últimos exibidos na Faixa-Preta. Seria interessante o blog se inteirar por esses filmes.

    ResponderExcluir
  17. Não podemos esquecer também da "Hora do Dragão", que passava na Record às quintas-feiras no final da década de 70. Foi o primeiro marco da sartes marciais na TV brasileira.

    ResponderExcluir