domingo, 27 de setembro de 2009

Sessão Kickboxer: FIST OF LEGEND, o original

Fist of Legend distribuído pela Metropolitan Films (França): imagens remasterizadas, som original, trilha sonora de Joseph Koo, cenas sem cortes, sem edição. Falado em mandarim, cantonês, inglês e japonês, do jeito que foi concebido.

Nada melhor que assistir à versão original de um dos meus filmes prediletos, com Jet Li na sua melhor fase. Lutar ou Morrer é outro título exibido na extinta Cine Band Kickboxer, e antes na Sessão Especial de domingo na TV Bandeirantes (Band). Lembro-me que a dublagem havia ficado muito boa, apesar da péssima qualidade de imagem de VHS desbotada.

Mas infelizmente Fist of Legend foi outra vítima da distribuição feita pela Miramax na América. Sofrendo uma edição sonora e "maquiagem" na abertura do filme. Além da dublagem completa em inglês, houve mudança nos sentidos dos diálogos dos personagens. Esta versão foi exibida e ainda é reprisada no SBT com o mesmo título "Lutar ou Morrer", e esta é a versão autorizada no Brasil. Ironicamente o "original" exibido pela Band, era pirata, pelo que fiquei sabendo.

Jet Li distribui porrada no dojo japonês e mostra quem é que manda na China


A direção de artes marciais é de Yuen Wo Ping. No detalhe: Jet Li x Siu-hou Chin


japoneses vs chineses, qual a diferença? Bem, além do idioma e de alguns costumes, aqui visivelmente são as roupas. Os japas usam katanás, já os chinas, vários tipos de armas


Chen Zhen (Jet Li) encara General Fujita (Billy Chow)

Billy Chow teve que ser dublado em japonês, assim como Yasuaki Kurata em mandarim quando teve uma conversa mais longa com Jet Li:

Já Chen Zhen com Mitsuko (Shinobu Nakayama) não tiveram dificuldades para se entenderem, deve ser a linguagem do amor.



Leia a resenha e a crítica de FIST OF LEGEND em cinedie Asia
Baixe esta versão de FIST OF LEGEND em DVD-R no blog do Metal Hero

Nenhum comentário:

Postar um comentário