domingo, 22 de março de 2009

cinema: Omohide Poro Poro (1991)

Um dos melhores filmes que já vi, Omohide Poro Poro ou Only Yesterday (seu título internacional) é outro sucesso do Studio Ghibli (A viagem de Chihiro, Meu vizinho Totorô).

Conta a história de Taeko, uma mulher de 27 anos e ainda solteira que trabalha num grande escritório em Tóquio. Quando criança, ela invejava suas colegas que tinham parentes no interior e que para lá viajavam durante as férias de verão. Isto marcou profundamente a moça, que agora viaja para uma fazenda aonde "adotou" uma família. Durante a viagem e o tempo que ela permanece no campo, as suas lembranças da infância e pré-adolescência começam a ressurgir.

Fiquei impressionado com a sensibilidade do diretor Isao Takahata (Túmulo dos Vagalumes), que sabe como poucos inserir personagens complexos e contar uma história dentro de situações comuns do cotidiano numa atmosfera bem realista e prender a nossa atenção até o final. O momento final, aliás, é pura arte, uma "jogada de mestre". Assista e comprove.

Outra coisa que gostei foi a boa química das cenas finais com a canção-tema "Ai wa hana, kimi wa sono tane" interpretada pela popular cantora de Enka Miyako Harumi, poucas vezes vemos uma música que combina realmente tão bem com um anime.

Hayao Miyazaki (A viagem de Chihiro, outros) também assina o roteiro que é baseado em um mangá de Yuko Tone e Hotaru Okamoto.

Leia mais detalhes de Omohide Poro Poro no Cinedie Asia (Portugal).
Baixe no Asian Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário