domingo, 22 de março de 2009

SESSÃO KICKBOXER: Fong Sai Yuk

Só pra não deixar o final de semana passar em branco, assisti novamente depois de um bom tempo a um clássico da Sessão Kickboxer: A Saga de um Herói (Fong Sai Yuk, 1993).
Este filme é marcante para mim, pois foi graças a ele que conheci o astro Jet Li que no final dos anos 90 só a TV Bandeirantes anunciava o seu nome na tv aberta brasileira.

Foi também o primeiro que vi neste estilo Wuxia exagerado, com lutas agitadas e cheias de cabos com uma pitada de humor non sense, muito pastelão. Nunca tinha visto algo do tipo.

A abertura original, do diretor Yuen Kwai, mais conhecido por Corey Yuen:


A decepção viria alguns anos depois quando a Miramax comprou a fita e a "adaptou" para distribuir por essas bandas, o resultado foi revoltante: alguns cortes, diálogos modificados, trilha sonora toda adulterada, inclusive a sonoplastia dos golpes. Esta versão foi exibida no SBT como a "A Última Luta", o curioso é que a sequência "A saga de um herói 2", manteve o mesmo título original exibido na Band.

Outro ponto a comentar é que primeira dublagem brasileira feita sobre a versão chinesa é muito melhor que a segunda adaptada do inglês (Miramax).

Jet Li com a bela Michele Reis, leia sobre ela em Asian Fury e My Asian Movies


Jet Li é um cara muito fiel à esposa Nina Li, tanto que nem beija outras mulheres nos filmes, mas com Michele Reis ele abriu uma excessão, hehe.


clique aqui e assista ao Fong Sai Yuk direto do Youku