domingo, 22 de março de 2009

SESSÃO KICKBOXER: Fong Sai Yuk

Só pra não deixar o final de semana passar em branco, assisti novamente depois de um bom tempo a um clássico da Sessão Kickboxer: A Saga de um Herói (Fong Sai Yuk, 1993).
Este filme é marcante para mim, pois foi graças a ele que conheci o astro Jet Li que no final dos anos 90 só a TV Bandeirantes anunciava o seu nome na tv aberta brasileira.

Foi também o primeiro que vi neste estilo Wuxia exagerado, com lutas agitadas e cheias de cabos com uma pitada de humor non sense, muito pastelão. Nunca tinha visto algo do tipo.

A abertura original, do diretor Yuen Kwai, mais conhecido por Corey Yuen:


A decepção viria alguns anos depois quando a Miramax comprou a fita e a "adaptou" para distribuir por essas bandas, o resultado foi revoltante: alguns cortes, diálogos modificados, trilha sonora toda adulterada, inclusive a sonoplastia dos golpes. Esta versão foi exibida no SBT como a "A Última Luta", o curioso é que a sequência "A saga de um herói 2", manteve o mesmo título original exibido na Band.

Outro ponto a comentar é que primeira dublagem brasileira feita sobre a versão chinesa é muito melhor que a segunda adaptada do inglês (Miramax).

Jet Li com a bela Michele Reis, leia sobre ela em Asian Fury e My Asian Movies


Jet Li é um cara muito fiel à esposa Nina Li, tanto que nem beija outras mulheres nos filmes, mas com Michele Reis ele abriu uma excessão, hehe.


clique aqui e assista ao Fong Sai Yuk direto do Youku

9 comentários:

  1. Adoro esse filme! Só não curto a continuação.

    ResponderExcluir
  2. Ok!Ficaram muito boas as imagens capitadas!/^O^/
    Velhos tempos do Jet que saudades...ele ainda poderia continuar com filmes assim nesse estilo...

    ResponderExcluir
  3. Por isso que guardo com carinho minha VHS da China Video. Além de ser a montagem original eu me acostumei com a dublagem em inglês do filme.
    Interessante é que na re-edição da Miramax eles inseriram cenas novas. Mas é imperdoável o que fizeram, especialmente inserindo uma nova trilha sonora que é uma porcaria. A mesma coisa fizeram com o TAI CHI e KICKBOXER MUITO LOUCO

    ResponderExcluir
  4. é Bruno, podemos citar ainda outras reedições da Miramax: LUTAR OU MORRER (Fist of Legend), IRON MONKEY, THE BODYGUARD FROM BEIJING, MY FATHER IS A HERO, POLICE STORY 3 (SUPERCOP), este os caras ridicularizaram mesmo.

    Já o Kung fu Futebol Clube, até dá pra engolir.

    Essa do Tai Chi, quando eu assisti no SBT a versão transgênica "Batalha de Honra", quis morrer, desliguei a TV, nem quis assistir mais.

    ResponderExcluir
  5. Olá, parabéns pelo blog!
    Sou fã de filmes orientais!
    Gosto muito desse filme do Jet Li!
    Indiquei seu blog no meu, valeu por indicar o meu aí..abs!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela visita e pelo link Dewonny! Sempre consulto o seu blog para saber das novidades do cinema e correr atrás dos filmes para assistir. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. hey alguem qi saiba onde eu achu esses films pra baixa favor add no msn *-.*

    jeffeq_s-f@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Esses filmes do Jet eram muito bons, depois que ele foi pra "America" ai ficou meio zuado...
    Esperto ele em aproveitar pra dar umas bitocas na Michele.Hahahah Realmente ela é muito bonita!

    ResponderExcluir
  9. Filmao tb conheci ele nesses ai, só lembro da infancia, pois hoje na tv só passa merda, VOLTA ''SESSAO KICKBOXER!'' =/.

    ResponderExcluir